Quinta-feira, 29 de Novembro de 2007

Curiosidades sobre Mercúrio

Mercúrio é o nome latino de Hermes, o mensageiro dos deuses. O planeta recebeu esse nome por ser o que se desloca mais rápido em volta do Sol. Sua descoberta remonta a pré-história. Mercúrio é um dos cinco planetas visíveis a olho nu.

 Apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio não é tão quente quanto Vénus, que possui um formidável efeito estufa. Sem atmosfera, Mercúrio possui, no entanto, a maior variação de temperatura de todo o Sistema Solar, entre 430ºC no Periélio, na face iluminada, e -170ºC durante a noite (face escura).

 Mercúrio leva quase 88 dias terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Para ter um ano tão curto é preciso viajar rápido (não é à-toa que é chamado o mensageiro dos deuses). No entanto, o planeta leva menos de 60 dias terrestres para completar uma volta em torno de si mesmo. Faça as contas: isto significa que dois anos em Mercúrio têm apenas três dias!

 Em relação à maioria dos outros planetas, a órbita de Mercúrio é uma elipse bem pronunciada. Assim, quando o planeta se aproxima do Sol, sua velocidade de translação é quase igual à rotação, produzindo um curioso efeito: visto de Mercúrio, o Sol pode nascer e se pôr duas vezes num único dia.

 O plano da órbita de Mercúrio é inclinado 7º em relação ao plano da órbita terrestre (ou plano da elíptica). Quando fica entre o Sol e a Terra, geralmente Mercúrio se dirige para o Sul ou para o Norte, mas em 14 ocasiões por século, ele passa na frente do Sol, num fenómeno conhecido como trânsito solar.

 Poderíamos pensar que Mercúrio é o planeta mais quente do Sistema Solar, afinal é o mais próximo do Sol. Mas é a presença de uma atmosfera que mantém a temperatura mais ou menos uniforme e, como quase não tem atmosfera, os contrastes de temperatura em Mercúrio são elevados, podendo variar de 430ºC a -180ºC. Deve haver gelo no interior de algumas crateras polares.

 A maior estrutura na superfície é uma imensa cratera com 1.300 km de diâmetro, chamada bacia Caloris. Foi proveniente de um impacto tão violento que expulsou parte do manto de Mercúrio, criando picos de 2 km de altura e espalhando escarpas e fracturas até na face oposta do planeta.

publicado por sofia às 08:57
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Leticia a 10 de Março de 2012 às 00:01
o mercurio é um planeta muito pequeno
De Não é da tua conta a 25 de Novembro de 2012 às 16:19
Jura? -_-

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Curiosidades Sexuais:

. Uma erecção que durou uma...

. Dia do nosso Nascimento

. Quem souber as respostas....

. A que árvore pertences?

. Informações úteis sobre o...

. TOP 10 Curiosidades Cient...

. O Número Extra do Bilhete...

. origem da palavra f**k

. Oração do Programador

.arquivos

. Junho 2009

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. lavar as mãos

. segredos para um blog de ...

.links

.Com sua Licença

.Com sua Licença

.Com sua Licença


Contador Grátis
blogs SAPO

.subscrever feeds