Terça-feira, 6 de Novembro de 2007

Halloween, porque dia das bruxas?

O halloween é um das poucas tradições pagãs que sobreviveu a vertente cristã e ao que se deu como a “caça as bruxas”.

Para entender melhor o significado do que comemoramos nesse dia vamos ter que voltar ao nosso passado onde nossos ancestrais mais remotos eram politeístas e tinham como base o culto ao feminino, e uma Deusa e um Deus dividiam o mesmo espaço da criação.

Nesse tempo os deuses regiam todos os fenómenos naturais e cada elemento era representado por uma criatura.

Não haviam demónios ou seres malignos no universo, o mal era uma característica totalmente humana, permitida pela lei do livre arbítrio colocada para nós pela força maior da Criação, e por ser a força da criação era feminina e por tanto chamada de a Grande Mãe ou Deusa.

Para celebrar as dádivas que nos eram oferecidas, criamos as festas que marcavam as estações do ano, que no começo eram apenas 3 para os antigos Celtas e mais tarde foram modificadas para reflectir o que temos hoje em dia.

Essas festas eram conhecidas como Sabás e nelas eram praticadas oferendas aos deuses e as entidades que regiam cada estação em que nos encontrava, regadas a bebidas e comida em fartura. Neste ponto nasceu a falsa ideia sobre esses festivais pois as sociedades mais primitivas chegavam a fazer sacrifícios aos deuses como forma de gratidão e muitos rituais de fertilidade incluíam relações sexuais entre os sacerdotes e sacerdotisas, mas o que se buscava realmente era a fertilidade do solo para se ter uma colheita farta e não a fertilidade humana.

Esta prática não perdurou por muito tempo, não chegando nem perto da Idade Média onde se constituiu o mito da Bruxa Má e a caça às mesmas.

O chamado halloween é o último desses festivais ou sabás pois marcava o final do ano para os antigos e era conhecido como Samhain (pronuncia-se SOUEN ). Como rito de um final de ano de colheitas ele representava a morte do ano anterior e o nascimento de um novo ano de colheitas também.

A noite de Samhain é de muita alegria e festa, sendo comemorada com muito ponche, bolos e frutas e no limiar entre o dia e noite acreditasse que o véu entre os mundos naturais e espirituais se torna mais ténue , facilitando a comunicação com os mortos, mas nunca com um sentido de falar com eles e sim emanar energias e mensagens de paz e harmonia.

Essa ideia de morte foi o que fez do chamado halloween o que ele é hoje, uma festa sobre monstros, bruxas más e coisas tenebrosas, o que é uma infelicidade pois a data marca uma morte simbólica de toda a natureza e do próprio ser humano para renascer no ano seguinte, fechando o ciclo da natureza que para nós bruxos é conhecido como a Roda do Ano.

As abóboras eram usadas para espantar espíritos ruins que pudessem assombrar as pessoas quando o véu entre mundo se atenuava, a maçã consumida neste dia era o símbolo da vida eterna e a cidra a bebida da época.

Agora que você entende melhor um pouco sobre esta tradição que sempre sofreu com as ideias erradas de pessoas que falavam sobre bruxas e nem ao menos as conheciam, esqueçam os narizes com verrugas, os voos em vassouras e as maldades dos filmes e abram a mente para uma nova semente que nasceu no coração da nossa civilização e que é uma forma de se harmonizar e festejar a a mãe natureza: a magia!
publicado por sofia às 14:14
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Curiosidades Sexuais:

. Uma erecção que durou uma...

. Dia do nosso Nascimento

. Quem souber as respostas....

. A que árvore pertences?

. Informações úteis sobre o...

. TOP 10 Curiosidades Cient...

. O Número Extra do Bilhete...

. origem da palavra f**k

. Oração do Programador

.arquivos

. Junho 2009

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. lavar as mãos

. segredos para um blog de ...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub